As fotos foram tiradas no primeiro ensaio realizado em estúdio. Um resumo foi postado no blog de Emily Sutherland, a mesma que fez as fotos. "Where Could I Go", "Lord, Feed Your Children", "Home", "Forgiven", "Yes I, Know" foram as músicas relembradas pelos cantores.
Clique aqui e veja na íntegra, o resumo do ensaio, escrito por Emily Sutherland
Isso mesmo. Não é uma piada. Os amantes do quarteto americano, pegos de supresa, estão de queixo caído com mudanças para o ano de 2009. Uma postagem no site oficial informa a todos que não mais teremos 4 integrantes e sim 5. Até aí, tudo tranquilo, praticamente. Só agregar mais um e pronto. Quem sabe Mark Lowry ou David Phelps, que tem feito apresentações ultimamente, agregados juntos aos homecomingsfriends, revezando entre si enquanto GuyPenrod tirava merecidas férias depois de 14 anos dedicados a muitas viagens e apresentações com o quarteto. Ou quem sabe JasonCrabb, que chegou a substituir oficialmente o lead em algumas apresentações.
Mas não foi nada disso. Dois integrantes deixam o quarteto em 2009. O primeiro, já previsto pelo público, o próprio GuyPenrod. O texano com sua cabeleira, fivela e chapéu de cowboy deixará saudades. Para muitos, o melhor 2ºtenor que passou pelo quarteto, com sua interpretações memoráveis em músicas como "Yes, I Know", "KnowingYou'llbeThere", "TheOldRuggedCrossMadethe Diference", "Good, GoodNews", "He Came Down to my Level", "I'llWorshipOnlyatthefeetof Jesus", "LovingGod, Lovingeachothers", "Why Me", "I Believein a Hill CalledMountCalvery", "GloriousImpossible" e muitas outras.
O segundo a deixar seu posto é Marshall Hall. O barítono que desde 2004, trouxe uma nova cara ao quarteto, quebrou padrões com emoção e versatilidade em seus solos. Um exemplo prático pode ser visto em "Jesus Loves Me" ou quem sabe "Can't Stop TalkinAbouyHim" e melhor ainda em "When I Cry". Mas as incríveis atuações dele deixam uma simples dúvida: Por quê Marshall Hall deixou o Gaither Vocal Band? Infelizmente, ainda não temos respostas.
E quem entra? Sim, essa é parte é essencial. Dois grandes nomes deixaram o quarteto, é verdade. WesHampton anuncia o fato com tristeza em seu site. Mas ele permanece. Pelo menos por ora. Alguns arriscam que o quinteto será por questão de tempo. Mas voltando ao ponto chave, nada mais, nada menos que voltam ao seu posto os All-Stars David Phelps, Mark Lowry e aqui a principal surpresa: Michael English.
Clique aqui para a ver a postagem oficial do gaither.com
A volta do 2ºtenor soa como uma nova chance ao "filho pródigo". Pra quem não sabe, Michael English passou por um negro período afastado da igreja, o que fez sair do quarteto, mas hoje se encontra firme novamente. Eu diria que essa nova oportunidade que está sendo dada a ele é como o "bezerro cevado" dado ao filho, pelo pai amoroso.
David Phelps dispensa comentários. O próprio Wes o elogiou grandemente em seu blog, depois da experiência de cantar ao seu lado no Reunion. E a comédia em pessoa volta pra alegrar os palcos dos homecomings, ou seja, Mark Lowry. É um pacote de emoções bem malucas. Uma notícia chocante, triste e excitante, ao mesmo tempo.
Mas...dois 1ºtenores? Exatamente, mas no final do ano passado, David Phelps, WesHampton, Marshall Hall e Bill Gaither fizeram várias apresentações. Nessa formação, Wes interpretou as canções como 2ºtenor, mas agora tem Michael English no posto. Será que serão os cinco ao mesmo tempo? Será que haverá um revezamento? Será a volta dos all-stars uma incrível jogada de marketing que dará certo ou será que o quarteto se encaminha para o seu final?
Bom, muitas dúvidas ainda ocorrem na cabeça dos quarteteiros. Mas enquanto não vermos esse pessoal todo junto, mais especulações aparecerão. O primeiro concerto acontece 29 de Janeiro em Huntsville, Alabama. Um vídeo de divulgação da nova formação, com imagens do GaitherReunion realizado no final do ano passado, foi postado no YouTube. Veja:
"Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra." Atos 1:8
Durou vários dias aquele festival espiritual de fé que marcou oficialmente a solenidade inaugural do ministério do Espírito Santo como Consolador, nesta dispensação, enriquecido com sermões poderosos, orações fervorosas, cânticos de louvor e batismos.
Apesar de, do ponto de vista histórico, ser um acontecimento único e de âmbito internacional, pois estavam presentes judeus e gentios que viviam em outros países, não foram convidados para participar do evento grandes oradores, renomados evangelistas ou filósofos eruditos. Não! Os evangelistas eram os mesmos de sempre, mas com um novo poder. Os mesmos, entretanto diferentes.
Após a descida do Espírito Santo, uma das coisas importantes que aconteceu foi a transformação que se operou na vida e comportamento da igreja e dos discípulos. Antes do Pentecostes, eram vacilantes, indecisos, impotentes, incapazes, egoístas, tímidos e medrosos. Eram tanto assim que, dias antes, após a ressurreição de Jesus, Ele os encontrou dentro de uma casa com as portas trancadas, com medo dos judeus. Assim não poderiam testemunhar. Impossível!
Depois do Pentecostes tudo mudou. Com a vinda do Espírito Santo, os Céus abriram as comportas e as forças do mundo invisível inundaram os discípulos e eles foram agraciados com nova vida e poder. O Espírito Santo mudou-lhes os motivos, o estilo de vida, a conduta, os métodos e os conceitos de como realizar um serviço verdadeiro e eficaz para Deus.
Como conseqüência, após o Pentecostes vemos homens corajosos, intrépidos e ousados. “Antes do Pentecostes [...] eram devotos, porém vencidos. No entanto, depois do Pentecostes, os covardes tornaram-se corajosos, os corações antes inflados de rivalidade e suspeita, foram cheios de humildade e amor” (E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 114, 115).
Quando o Espírito Santo toma Seu devido lugar em nossa vida e na vida da nossa igreja, tudo muda. Por isso, digo a você, nesta manhã: Devemos ter o nosso pentecostes individual cada dia. Basta nos atrevermos a testemunhar e pregar quando estivermos convictos e seguros da presença do Espírito Santo em nossa vida.
REFLEXÃO: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus” (At 4:31).
Wes ainda postou um vídeo no site youtube sobre o Gaither Vocal Band Reunion. Uma espécie de "Behind the Scenes" (Por Trás das Cenas). Em um trecho do vídeo, o barítono Russ Taff e 2ºtenor Guy Penrod são vistos ouvindo a música "Gentle Shepperd" e relembrando os arranjos vocais, antes do evento. Veja:
Em sua página no youtube, também pode-se encontrar outro vídeo interessante. Um dueto dele com Steve Green.
É, essa gravação está dando o que falar. Wes Hampton que o diga. Há um artigo em sua página virtual, contando alguns detalhes de momentos importantes desse evento. Traduzi alguns trechos. Leia abaixo:
"Todos os meus ídolos, vocalmente falando em um salão juntos, cantando algumas das minhas músicas favoritas, e eu estava no meio disso...
O primeiro grande momento pra mim foi cantar "Satisfied" com Michael, Mark e Bill. Essa foi realmente a primeira música do GVB que me "agarrou", desde que ouvi pela primeira vez um album do GVB, o Southern Classics Vol. 1. Foi um absoluto frio cantando essa música.
Outro grande momento foi quando Guy, Marshall, Bill e eu cantamos "The Love of God". Nos começamos cantando isso, então David Phelps cantou o refrão. Se isso não fosse o bastante, Larnelle harris cantou a segunda estrofe e o refrão seguinte, e eu peguei o final. Humm...alguém não pertence a isso aqui e eu me perguntei, quem? Obviamente era eu. Eu estava num sonho naquele momento. Nós três continuamos as partes do refrão em torno dos outros quando Bill chama atenção pra mim, David ou Larnelle. Nós três terminamos a música juntos com Guy, Marshall e Bill. Gostaria de poder cantar essa música assim toda noite que cantamos em concertos.
Outro grande momento foi quando Guy, Marshall, David e Bill cantaram "O Love That Will Not Let Me Go". "De outro mundo" é tudo que quero dizer.
Guy, Marshall, Bill e eu cantamos "There is a River" próximo do fim. Eu AMO esses caras e eu AMO estar cantando com esses caras. Fico feliz em saber que esse momento está registrado numa gravação também.
O melhor de todos os momentos pra mim foi quando Steve Green (a maior influência musical na minha vida) cantou "No Other Name But Jesus" Foi a melhor versão que já ouvi dessa canção. Foi um momento poderoso pra todos no salão. Então, ele compartilhou um pouco do que havia no seu coração. Eu não vou sequer tentar parafraseá-lo...apenas veja o vídeo (Eu acho que na realidade, vão ser dois videos, uma vez que não dá pra colocar tudo em um único DVD) e você vai entender. Então, ele cantou "Find Us Faithful". Já disse o bastante. Não preciso dizer mais nada, porque vc sabe que foi maravilhoso.
Eu fui durante um tempo (bem, na maior parte do tempo) o temor dos homens a minha volta. Phelps sentou-se a minha direita, e Larnelle a sua direita, e Guy sentou-se a direita de Larnelle. De novo, o que eu tô fazendo aqui?! Eu tinha um bocado de ansiedade de permanecer na posição de tenor do GVB depois de David, pois seria como ninguém. Eu tenho o que dizer, como se isso precisa ser dito, que é um andróide, vocalmente. Sério, ouví-lo de perto, cantando bem ao lado dele, estou perplexo sobre a habilidade vocal desse homem. Acreditem, eu ouvi muitas comparações que as pessoas fazem entre eu e o David, o que é natural... Fico tão feliz que Bill escolha escolhe pra função visando todos os pontos fortes do indivíduo. Eu nunca poderia tomar o lugar do David. Deus me criou pra fazer o melhor, naquilo que faço melhor. Da mesma forma o David e todos os membros do GVB que foram e passam através dos anos. Guy Penrod não é Michael English, e Michael English não é Guy Penrod. Marshall Hall não é Mark Lowry e Mark não Marshall. Você somente substitui membros...você vai numa direção diferente. Eu acho que essa é uma das coisas que fazem o GVB de forma viável e tão bem sucedida nesses últimos 30 anos. Eu fui lembrado dessa verdade (graças a Steve que compartilhou ela) sentado no salão na quinta-feira... ser apenas eu. Ser apenas o que Deus me chamou pra ser."
O quarteto Arautos do Rei esteve cantando na Igreja Adventista Brasileira em Atlanta, nos Estados Unidos, com uma formação um pouco diferente. O 1ºtenor Ozéias Reis não pode estar por problemas com o visto do passaporte, tendo como seu substituto, Everson Fuckner, que participou do quarteto a alguns meses atrás. Já Rogério Reis substituiu o 2ºtenor Társis Iraídes, que deve se apresentar com o quarteto somente em agosto. E o Pr.Fernando Iglesias cantou no lugar de Elson Gollub, que teve problemas pra entrar no país nessa ocasião.
É, a vida é assim. Ainda mais se tratando de Arautos do Rei. Afinal, é complicado lhe dar a rotina do quarteto de inúmeras apresentações, ensaios, funções dentro da VP, entre outras coisas, deixando suas esposas, filhos, quaisquer parentes para trás, vontades, enfim, abrir mão de muitas coisas e cumprir o "Ide" de uma forma tão intensa. Por isso há tantas mudanças. E dessa vez, quem deixa saudades é o 2ºtenor Jairo Ribeiro, que entrou no quarteto em outubro de 2007, depois da saída de Felipe Valente.
Veja o vídeo de sua despedida, gravado no último dia 20, em Brasília.
Com a saída de Jairo Ribeiro, quem passa a ser o 2ºtenor é o carismático e marcante Társis Iraídes, que já havia passado pelo pelo ministério por 6 anos, começando em 1996 e saindo em 2002. Por essas razões, Társis é admirado como um dos grandes tenores que passaram por lá, e um dos cantores que mais se identificaram com os Arautos.
Ontem, 23, o Gaither Studios foi um cenário de um momento histórico. Pela primeira vez, cantores que passaram pelo quarteto e os integrantes atuais se reuniram para uma gravação especial da história do Gaither Vocal Band.
As gravações começaram 12:30. Horas depois houve uma breve parada, depois a cantoria durou até às 22:00! Os membros presentes foram: Bill Gaither, Lee Young, Gary McSpadden, Steve Green, John Mohr, Jim Murray, Larnelle Harris, Buddy Mullins, Michael English, Mark Lowry, David Phelps, Russ Taff, Guy Penrod, Marshall Hall e o mais agitado de todos... Wes Hampton.
Para Wes, o quarteto é tão maravilhoso quanto os Statesmen eram pro Bill, ou seja, é sua inspiração e seu grupo favorito de todos os tempos. Imagine cantar com os membros do Gaither, que antes, ele só via de fora, quando ia nas apresentações, pedia autógrafos, tirava fotos, e que agora, estavam na sua frente, cantando junto com ele, celebrando esse grande momento com toda a sua alma.
O público esteve formado pelos Homecoming Friends e familiares do GVB. Janet Paschal, Charlotte Ritchie, Jay and Amy Rouse, Joy Gardner, Lori Phelps, Andrea Hampton, Gloria Gaither, Amy-Gaither Hayes, Benjy Gaither.
O lançamento do dvd duplo do Gaither Vocal Band Reunion está previsto pro início de 2009.
Lista de faixas - GVB Reunion, Vol. 1
He Came Down To My Level Your First Day In Heaven New Wine Rumormill Can't Stop Talking About Him A Few Good Men Born Again Satisfied I Bowed On My Knees He Touched Me Heartbreak Ridge and New Hope Road Knowing You'll Be There Home, Where I Belong No Other Name But Jesus There Is A River Gentle Shepherd Let Freedom Ring Loving God, Loving Each Other
Lista de faixas - GVB Reunion, Vol. 2
Passin' The Faith Along Temporary Home Dream On I'll Meet You In The Morning The Really Big News Home Build An Ark O Love That Will Not Let Me Go When The Rains Come The Love Of God New Point of View Give Up When I Cry I Walked Today Where Jesus Walks Find Us Faithful I'm Free Make It Real Mary, Did You Know? Oh! What A Time
Pra fechar essa matéria, deixo esse vídeo da música "I Bowed On My Kness", onde foi realizado um mini-reunion, liderados por Michael English. Conta com a presença também de Marshall Hall, Guy Penrod, Russ Taff, Mark Lowry, David Phelps e o bom e velho Bill Gaither. Não é nem perto do que vão ser esses dvds completos, mas fica pra um gostinho de "quero mais".